Viaje neste blog

Publicidade

Beatlemania Experience, um mergulho multissensorial na história dos Beatles

12/09/2016

Grande exposição recria cenários da história dos Beatles e inova ao contar uma já conhecida história

Desde 24 de Agosto está acontecendo em São Paulo, no Shopping Eldorado, a exposição Beatlemania Experience - Beatles Biography que traz ao público a história do maior grupo musical da história. O evento segue até 8 de novembro e para conferi-lo é preciso comprar ingresso com hora marcada.

Abertura da Exposição com fotos da Beatlemania. Foto: Divulgação


A história dos Beatles é grande conhecida do público. Quatro caras que saíram de Liverpool em 1963 para ganhar o mundo, pedaço por pedaço, canção por canção, até seu derradeiro fim em 1970. Mas há fatos que nem todos sabem. Como, por exemplo, o fato de que John Lennon montou a banda em 1958, quando tinha só 16 anos e sabia apenas alguns acordes de banjo aprendidos com sua mãe. Ou que George Harrison entrou no grupo aos 14, e tocando guitarra melhor que John e Paul. Ou ainda que Ringo Starr foi vaiado nas primeiras apresentações do grupo depois que ele substituiu Pete Best. Até mesmo eu fiquei surpreso ao descobrir que o quarteto precisou tocar nada menos que 300 vezes no hoje famoso Cavern Club antes de serem descobertos pelo empresário Brian Epstein.

É claro que quem é beatlemaníaco de verdade já sabe de quase tudo isso. Basta ter visto Beatles Anthology ou algum documentário sobre a banda para descobrir que eles ralaram muito antes de conquistarem a merecida fama. Mas para quem não é fanático pelo grupo a ponto de conhecer em minúcias sua história, Beatlemania Experience valer a pena por apresentar esse conteúdo de forma dinâmica e divertida.

Seção do Auge da Beatlemania. Foto: Divulgação

Mas para quem já sabe de cor e salteado cada capítulo da história do FabFour a exposição também é bem-vinda.

Montada em vários ambientes que literalmente reconstroem a trajetória da banda num espaço de 2.000 metros quadrados, Beatlemania Experience te faz mergulhar de cabeça na história cheia de cor, gritaria e música dos Beatles, tornando-se uma experiência multissensorial envolvente como poucas exposições conseguem ser.

A primeira sala é uma ambientação de Liverpool. Caminhamos então por uma rua como se estivéssemos na cidade natal do grupo. Em seguida, adentramos o já citado Cavern Club, pub que servia de reduto aos fãs da banda antes de sua fama. Em seguida vem a legítima Beatlemania com uma sala cheia de TVs, pôsteres e músicas que retratam os anos de 1963 a 1966, período em que o grupo reinou absoluto na mídia mundial.

Cenário inspirado em Yellow Submarine. Pela janela cores e formas inspiradas no longa animado. Foto: Divulgação

Há ainda cenários que refazem o estúdio da EMI na Abbey Road e até mesmo um submarino amarelo, um dos melhores momentos da exposição. Tudo vem, é claro, com a trilha sonora selecionada de acordo com cada fase da história dos Beatles. Além da música ambiente, tudo é explicado em paineis e vídeos de forma clara e rápida.

O momento, sem dúvida, mais interessante para qualquer visitante é a reconstrução em realidade virtual do show no Shea Stadium, uma das grandes apresentações do grupo e que se tornaria o primeiro show de Rock de uma banda em um estádio à céu aberto. Nessa sala os visitantes são convidados a colocar um óculos com a ferramenta que permite assistir um trecho do show como se estivéssemos na primeira fila da plateia. Muito bacana! Entretanto, devido à grande quantidade de pessoas na exibição e a pouca quantidade de aparelhos, forma-se uma grande fila para conferir a experiência. Somando-se isso aos inevitáveis parasitas que não sabem respeitar uma fila e furam lugares na frente, isso se torna talvez o único ponto ruim em todo o passeio.

Itens raros não podiam faltar. Aqui a capa banida do álbum Yesterday and Today, considerada de mau gosto pelos lojistas (já achei um à venda num sebo de São Paulo por R$2.500). Foto: Divulgação

O final, como não poderia deixar de ser, tem seu toque melancólico, porém emocionante com trechos separados de cada Beatle, ilustrando o que aconteceu com cada um após a separação do grupo. Uma réplica do piano branco que John deu para Yoko e no qual ele gravou Imagine só torna esse encerramento ainda mais bonito.

Além disso tudo há muito mais. Mais músicas, mais roupas, mais cores, mais magia e mais história, num passeio que vale a pena para qualquer apreciador de cultura, seja ele amante do Rock ou não.

Beatlemania Experience apesar de repetir uma já velha conhecida história, acerta em valorizar mais a experiência em si do que o conteúdo. Trata-se de uma atividade multissensorial na qual o visitante não apenas lê e vê fotos da banda, como poderia fazer com um bom livro ou filme, mas de fato vive um pedaço daquela história onde tudo se resumia à canções de amor, momentos de amizade e muita gritaria ;)

Para encerrar em grande estilo, uma foto ao lado do mestre George. Foto: Divulgação

Serviço
Beatlemania Experience
De 24/08/16 à 08/11/16 das 12:00 às 22:00hs
Estacionamento do Shopping Eldorado, Pinheiros, São Paulo
R$57,50 (incluindo a Asquerosa Taxa de Conveniência)
Meia Entrada: Aposentados, Idosos, Estudantes, Professores da rede pública Municipal, Estadual e Federal mediante comprovação.
Ingressos: Ingresso Rápido
Ponto de venda sem taxa de conveniência: Bilheteria do Tom Brasil. Rua Bragança Paulista, 1281.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...