Mais um livro do Andarilho

Conversação Noturna

23/02/2016

Sobre ausência, músicas, trabalho e alegrias

E aqui estou de volta! É, vocês acharam que eu havia abandonado meu precioso blog, certo? Acharam que eu havia cansado de tantos e tantos posts longos e intermináveis sobre essa coisa formidável e banal que é a música, estou certo? Pois ainda não chegou a hora de parar!

Los Fabulosos Cadillacs. Foto: Divulgação.


Estive longe, sim. A última grande ausência de quase 1 mês no blog foi quando me aventurei pela Terra Média da Nova Zelândia em busca de dragões, cerveja e boa música. Infelizmente desta vez a razão não foi nem de perto tão honrosa. Acontece que um grande evento em minha empresa acabou drenando toda minha energia marqueteira. Eu não trabalhava tanto assim desde a minha época de lavador de pratos no bom e velho San Churro, na Austrália, mas nem lá deixei de postar. Creio que estou ficando velho. Confesso que diversas vezes cogitei a possibilidade de jogar a toalha e abandonar as planilhas, notas ficais e fornecedores para correr de volta para os pratos, mas sempre que eu terminava de contar as moedas acabava abandonando a ideia e arranjando um refrão bonito para justificar minha falta de atitude. Como aquele do Cidade Negra que diz: "quando pensam que eu já estou vencido é que meu ódio não conhece o perigo".

E assim terminei o evento e sobrevivi. Espero que aquele papo dos Homens de Ferro do Game of Thrones seja verdade... "O que está morto não pode morrer, mas volta a erguer-se, mais duro e mais forte".

Eu e meu trabalho no último mês

Não pense que deixei de ouvir minhas velhas e novas canções nesse meio tempo. Se não fosse por elas, aliás, eu não teria conseguido.

Uma das bandas que me fez companhia nesse obscuro carnaval foi a argentina Los Fabulosos Cadillacs. Com seu ritmo alegre, rápido, malandro, ligeiro que mistura Rock com Ska, Salsa e trocentos outros estilos musicais que não importam mas todos cismam de classificar.

É impressionante a harmonia do grupo em manter a energia em alta desde o frame seguinte ao play até o final de cada peça. Os arranjos são tão ricos, com trumpetes, percussão, acordeon (para citar apenas alguns) que se torna um hobbie ficar ouvindo e tentando decifrar cada instrumento. E a alegria. Que alegria! Os Fabulosos são o Smash Mouth da América Latina. Tudo transporta para festas, reuniões com amigos, passeios e risadas.



Conversación Nocturna foi uma das pérolas que mais se destacou - se é que é possível haver destaque quando tudo é bom - no "Grandes Exitos" que eu consegui. Começando com os metais tão afiados que só o Skank em seu primeiro disco poderia se equiparar a banda solta seus uivos lembrando uma matilha de lobos prontos para o ataque. Suas presas, porém, não eram os pobres cervos e lebres, mas o meu insistente mau humor e minha triste decepção com o trabalho. E com a mesma determinação que os caninos eles atacaram sem dó, destroçando os meus demônios, esfolando suas peles sujas e espalhando seu sangre fétido. Após a matança, deixaram um rastro de cores vivas e flores perfumadas.

A voz do grande Vicentico é outro destaque da banda. Com um tom mais agudo e anasalado que combina como uma luva com o idioma espanhol, o músico conduz as letras com paixão. Afiado como a foice da própria morte o cantor declama, rima, chora e se entrega em cada peça. Haja fôlego para cantar Matador:



É bom saber que podemos contar com bandas como os Fabulosos quando tudo o que precisamos na vida é um pouco de descontração. Afinal, em meio à tantos e-mails, reuniões, comidas de rabos e correrias, ouvir um disco dos caras é como encontrar um velho amigo depois de tantos anos para compartilhar uma cerveja. E aí você olha para aquele cara barbudo, envelhecido, certamente mais sábio mas também mais sério, perguntando-se se ele ainda será o mesmo ou se terá esquecido aquela antiga alegria que apenas vocês compartilhavam, mas aí ele abre um largo sorriso que apaga o cansaço de seus olhos e logo você percebe que está tudo bem. Tudo sempre ficará bem ;)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...