Leia também!

[SHOW] Teko Porã, uma banda feita de alegria e amor à arte

18/01/2016

Apresentação do grupo, conhecido por tocar nas ruas e metrôs da capital paulista, aconteceu na última sexta-feira, 15/01, no Sesc Vila Mariana em São Paulo

Teko Porã. Foto: Felipe Andarilho. Divulgação.

Contei nesse texto como, há 2 semanas, fui surpreendido pela banda Teko Porã no metrô da linha verde em São Paulo.


Apesar de rápido - 3 canções num espaço de algumas estações - a apresentação foi incrível o suficiente para me causar arrepios e me dar a certeza de que eu gostaria de ter aquela banda no meu dia-a-dia, me fazendo viajar, sonhar e apreciar a vida.

Como que conspirando à meu favor, o destino havia marcado um show deles no Sesc Vila Mariana - o mais próximo da minha casa - em apenas duas semanas. Em questão de dias fui garantir meu ingresso. Logo percebi que havia sido uma boa ideia.

Com o pequeno e aconchegante auditório lotado, o quarteto se apresentou na última sexta-feira, 15/01, presenteando o público com a mesma coragem e energia com que desfilam nos vagões dos trens de São Paulo extraindo de seus instrumentos melodias emocionantes, harmoniosas e misteriosamente mágicas.

Teko Porã no Sesc. Foto: Viviane Entenza. Divulgação.

Assim como seus músicos itinerantes, a sonoridade da banda também passeia com maestria por uma mistura de sons e influências que nos remetem à energia pulsante da cidade, mas que misticamente também consegue nos transportar para cenários medievais, festas ciganas, celebrações indígenas e cenários underground do mundo atual. Impossível conseguir classificar a banda num ou outro gênero. A única coisa que se pode dizer com certeza sobre o som da Teko Porã é que se trata de arte. Arte pura. Não há nada industrializado. Nada que tenha sido feito com objetivo comercial. Nenhuma canção sobreviveria mais que poucos segundos na voz da banda se não fosse feita exclusivamente com o coração.

Isso é fácil de constatar no show dos caras. Dos pés descalços de cada músico à escolhas de instrumentos pouco usuais como, por exemplo, acordeon e bandolim. Da belíssima poesia das canções cantadas aos solos enfurecidos de violino em temas instrumentais. Tudo é feito para que a música flua da maneira correta. Tudo para que a emoção se sobressaia em canções criadas e talhadas com perceptível carinho ao que se faz. Ou melhor, ao que se vive, pois Teko Porã não apenas vive de música, mas vive a música, como logo percebi.

Teko Porã no Sesc. Foto: Viviane Entenza. Divulgação.

O carisma da banda é outro ponto que só reforça o amor pela música e só nos faz querer conhecê-los mais. Percebe-se nas conversas e comentários entre canções uma simplicidade bonita e uma humildade sincera. São caras que poderiam estar próximos de nós, numa conversa de bar ou numa viagem de metrô. Espera, onde foi mesmo que os conheci...?

Uma das coisas mais bacanas nos shows do Sesc é a sempre presente possbilidade de trocar algumas palavras com a banda após o show. No caso da Teko Porã, havia tanta gente os esperando para saudá-los fora do auditório que eu e meus amigos preferimos fazer um brinde à eles num bar das proximidades. Confesso que havia ficado um pouco chateado por não ter tido a oportunidade de conhecê-los pessoalmente. Ao menos consegui o meu CD.

Eis então que o destino conspirou mais uma vez à meu favor. Pois de todos os bares que a banda poderia escolher para celebrar seu show de sucesso, vieram parar exatamente no bar que estávamos. Tive então a grande honra de conhecer os músicos e de conversar um pouco com eles. Fui embora para casa com uma felicidade curiosa no coração, talvez por conseguir absorver um pouco da magia da banda. Talvez por constatar que, afinal, o amor à arte pulsava dos músicos até mesmo quando não estavam tocando, mas simplesmente fazendo algo corriqueiro como tomar uma cerveja no bar ;)

Curta o Teko Porã no Facebook

Ouça o EP da banda na íntegra:

4 comentários:

Renato Coneglian disse...

Sensacional, 10/10! Teko Porã é realmente muito bom!

Felipe Perazza disse...

Renato, obrigado pela visita e comentário. Os caras realmente são mestres!!

CIA PALAVRA EN - CANTADA disse...

Adorei...

CIA PALAVRA EN - CANTADA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...