Leia também!

Se não deu, não deu

08/12/2015

Lição de superação em uma voz que supera qualquer coisa

Aterciopelados é uma das grandes bandas de Rock da Colômbia e tenho os escutado bastante desde que minha pequena Caleña me apresentou à eles. Infelizmente eles não estiveram listados no último Grammy Latino, mas já faturaram este prêmio diversas vezes e foram nominadas outras tantas, além de terem sidos colocados pela Revista Time como uma das melhores bandas de Rock de todos os tempos. Não é pouca coisa e não é fora de contexto. Ouça e você entenderá. Segue a letra:



Si nos e pudo no se pudo
(Echeverri/Buitrago)

Cocodrilo no llores
No llores con lagrimas ni temblores
Cocodrilo no te acalores
Por las penas de amores
Ya no te llevo en la cabeza
Y no me pesa ni me molesta
No lloro por ti
Me has obligado a usar la fuerza
Y asi he matado toda esperanza
No sufro
Ti si no se pudo pues no se pudo
No le hace, no le hace
No hay cuerpo que lo resista
Ni mal que dure cien años
Por mucho que dure esta enfermedad
Por mucho que duela se acabara
Soy siempre que llueva te mojara
Y aunque te empape
Se secara se secara

Dê o play e comece a viagem:



Vamos à andança...

Pode-se dizer que Aterciopelados tem pelo menos três grandes trunfos em cada canção. O primeiro deles é a guitarra afiada que adiciona o peso e a viagem que algumas canções pedem. O segundo é a mistura de ritmos que consegue colocar um Rock furioso ao lado de canções Folk com suavidade e potência caminhando lado a lado e alternando-se em questão de segundos e versos. O terceiro e, na minha opinião, mais importante diferencial é a voz de Andrea Echeverri.

Há músicos que cantam bem e, com treino, conseguem superar as limitações da própria voz, além de disfarçarem uma voz cuja sonoridade natural não é tão agradável. Outros possuem a sorte de terem nascido com uma voz bonita de ouvir e, por isso, não precisaram caprichar tanto na parte técnica. Andrea Echeverri possui as duas coisas. Dona de uma voz grave maravilhosa, a cantora abusa de sua técnica apurada para emocionar em canções com letras poderosas, além de declamar, atuar, rir e chorar, emocionar, gritar e sussurrar - tudo enquanto canta sem perder, nem por um segundo, a afinação.

Echeverri, voz formidável

Ouvir a cantora debulhando os vocais em canções rápidas como Baracunata ou bastante ritmadas como Bolero Falaz (player abaixo), ou ainda, declamando em letras poéticas como em Pipa de La Paz é um deleite para os ouvidos. Quando vemos então os três (e muitos outros) trunfos misturado com harmonia a viagem é certeira. É o caso de Si No Se Pudo Pues No Se Pudo.

A canção faz parte do segundo disco do grupo, "El Dorado", lançado em 1995. Nela, Andrea começa com uma poesia suave pedindo ao seu próprio crocodilo que pare de chorar por amor. A música é como um daqueles conselhos que nós damos à nós mesmos após uma desilusão e, depois de, à duras penas, perceber que não adianta chorar pelo leite derramado. Seu sentido amoroso pode ser ampliado para qualquer momento da vida em que algo sai errado. No refrão, um trecho maravilhoso tanto nos vocais quanto nas guitarras, a cantora diz:

Não sofro
Se não deu, então não deu
Não faço, não faço
Não há corpo que resista
Nem mal que dure cem anos


Na última estrofe ela ainda adiciona como que para evidenciar sua resiliência:

Por mais que doa essa enfermidade
Por mais que doa vai acabar
Sei que sempre que chover
Embora te ensope
Se secará


Trata-se de uma lição de superação que, devido ao poder da voz dessa mulher e à viagem causada pela guitarra jamais será esquecida. O sábio disse que tudo passa e o tempo cura tudo. Não há verdade maior. Caso você se sinta mal hoje, saiba que vai passar e que dias melhores virão. O que se foi, já foi e não adianta reclamar. Querer mudar o passado é tolice e enquanto você perde tempo tentando, deixa de aproveitar os presentes que a vida tem para você hoje. Erga a cabeça, sorria para o sol e continue em frente. Como disse Gabriel, o Pensador: "A vida é muito curta e a estrada é comprida".



Deixe a tristeza de lado, aumente o som e curta uma boa música cantada por uma voz que você vai querer escutar muitas vezes mais ;)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...