Viaje neste blog

Publicidade

[LANÇAMENTO] Red Fox: Tud'Em Country

31/03/2015


Tenho uma relação curiosa com a música Country. Não é o meu estilo de música mais querido, mas vira e mexe, sinto uma vontade forte de escutar algo bom que me leve para aquele cenário do campo com cavalos, gente tranquila e sotaque gostoso. O sertanejo, infelizmente, não supre essa minha necessidade, caso contrário eu estaria bastante bem servido aqui no Brasil, ainda mais pertencente à uma família que adora Luan Santana e chorou quando o José Rico morreu.



Quando preciso, me refugiava então no verdadeiro country. Nas montanhas e riachos lá do sul dos Estados Unidos, onde os cowboys não passavam gel no cabelo nem se gabavam de comer a mulherada. Aqueles caras, de quem eu precisava, eram mais tranquilos, curtiam a vida com mais calma, tomavam whisky, se apaixonavam como qualquer amante do Rock e viviam a vida com a mesma intensidade que os músicos do Blues.

Havia algo no universo campestre que me fascinava e só podia ser traduzido por uma dança em volta da fogueira com uma viola rápida tocando e um coro cantando ao fundo. Encontrei boa parte do que eu precisava no Alabama e, alguns anos depois no Grande Mestre Johnny Cash. Ali estava um cara que falava a minha língua. Se vestia de preto, não aceitava regras tão facilmente, amava com o coração e cantava com a dor da alma. Era praticamente um astro do rock. Só que era country e isso fazia a diferença. Johnny Cash era meu herói. Mas ele estava longe. Em outra era, outro país, outro plano espiritual.

Por sorte, quando eu precisava de algo mais próximo, havia outro nome a quem recorrer.

Red Fox.


A banda é brasileira. Além disso é encabeçada por um cara que tenho orgulho de chamar de primo. Beto Garja ao que parecia tinha a mesma sede de country que eu - e provavelmente muito mais - além de um talento incrível para a música. Juntou isso e colocou numa banda que fazia o country original, aquele que eu procurava e de quem o próprio Alabama se orgulharia. A Red Fox existe já há mais de uma década, tem um sem-número de apresentações, prêmios e discos e ganhou destaque no difícil mercado brasileiro graças à perícia de seus músicos, sua devoção ao estilo country e ao carinho que o público desenvolveu por eles.

Agora em 2015 a banda lança um novo disco, intitulado "Tud'Em Country" e que, nos moldes da coleção "American Man" do Homem de Preto presta uma homenagem à diversos hits da história em uma versão country com identidade própria. Não há preconceito no modo da Red Fox ver o mundo e com a mesma graça com que cantaram Garth Brooks e Alan Jackson, agora eles gravaram Lady Gaga, Avicci, Bruno Mars e Kings of Leon.

Por mais que isso possa parecer uma loucura. A coisa funciona, e muito bem.

É impossível ouvir Bad Romance, por exemplo, e não deixar escapar um sorriso pela ousadia e proeza da banda em transformar uma canção pop grudenta com a de Gaga numa balada séria e profunda como o próprio Johnny Cash faria. E por falar no Homem de Preto, ele também recebe sua homenagem com uma versão digna e poderosa de Ring of Fire.

"Tudo'Em Country" é assim: um disco para ouvir e curtir. Você se surpreende inicialmente, mas quando se dá conta está batendo o pé junto com a bateria em Take it Easy e cantando junto a icônica Country Roads. Na segunda ou terceira audição vai esperar ansiosamente pelo solinho de banjo de Wake me Up que transforma a altamente eletrônica canção de Avicii numa canção para ser tocada na varanda do sítio, rodeado pelos amigos. Sem saber, você estará imaginando se, quem sabe, mais para frente, por algum milagre do destino, a banda não grave uma de suas canções preferidas com aquela viola rápida, violino viajante e backing vocals que te levarão para a suavidade do campo, mas te farão sentir, curiosamente, no meio de uma festa da cidade grande ;)

Ouça o disco na íntegra:

2 comentários:

Cláudia C. Silva disse...

Que beleza seus comentários, Felipe, sobre o mundo da música country e, especialmente, sobre a Banda Red Fox e o novo CD do grupo. Parabéns a todos!

Felipe Andarilho disse...

Obrigado tia pela visita e comentário. Os caras merecem!! Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...