Leia também!

Especialmente em Michigan

18/02/2013

A música e a loucura

Os Red Hot Chili Peppers tem uma série de canções arrebatadoras. Depois de Beatles, essa talvez seja a banda com a melhor discografia que existe. Não é exagero comparar o grupo californiano aos garotos de Liverpool. Basta ouvir cada disco das duas bandas e perceber o quão recheado de ótimas pérolas eles são. Digo isso com tranquilidade, pois tenho o orgulho de ter na prateleira todos os discos das duas bandas - e essas são as únicas bandas que conseguiram tal feito aqui em casa. Ok, pra falar a verdade não tenho o "By The Way". Deixei o pior por último, mas qualquer dia desses completo a discografia. E pra mostrar o quão boa ela é, aqui vai um som do disco "Stadium Arcadium" de 2005. Segue a letra:





Especially In Michigan
(Flea/Kieds/Smith/Frusciante)

Life is my friend
Rake it up to take it in
Wrap me in your cinnamon
Especially in Michigan
Well I could be your friend

White clouds I'm in
A mitten full of fisherman
C'mon Huckleberry Finn
Show me how to make her grin
Well I’m in Michigan

Cry me a future
Where the revelations run amok
Ladies and gentlemen
Lions and tigers come running
Just to steal your luck

A rainy Lithuanian
Who's dancing as an Indian
Painted in my tiger skin
(Especially in Michigan)

Double chins and bowling pins
Unholy Presbyterians
Land is full of medicine
I find it when I’m slipping in
Into Michigan

The tainted new librarian
Who fainted when she tucked you in
Let's float away like zeppelins
(On stoic gusts of Northern wind)

Out on the farm we'll be
Swimming with the mother duck
Deep in the mitten where
Lions and tigers come running
Just to steal your luck

Life is my friend
Underwater violins
Order now from Ho Chi Min
A porcelain that comes in twins
When I'm in Michigan

Throw me in the looney bin
‘Cause I can take it on the chin
The cleavage of your pillow skin
(Is moving like a violin)

Vamos à andança...



Já que estamos traçando um paralelo entre Red Hot Chili Peppers e The Beatles, podemos considerar o "Stadium Arcadium" como o "Álbum Branco" do quarteto americano. Não apenas por ambos serem duplos, mas pela quantidade de músicas que automaticamente se tornaram Lados B, graças ao excesso de músicas de qualidade. Enquanto em 1968 os Beatles lançavam Lady Madonna e Revolution como hits, praticamente todas as canções do "White Album" se tornaram tesouros desconhecidos. É o caso de Helter Skelter e Sexie Sadie, por exemplo. Já em 2005, o fato de Dani California e Snow explodirem nas rádios obscureceu obras incríveis como Wet Sand e essa Especially in Michigan. Essa última é, na minha modesta e nada precisa opinião, a melhor canção do disco - depois da inatingível obra-prima Snow, é claro. O mérito de Especially é, mais uma vez, o grandioso guitarrista John Frusciante. Desde o comecinho somos apresentados à sua guitarra tempestuosa. Ele solta notas agudas e alongadas, muito próximas umas das outras, o que cria uma viagem alucinante. Esse som atravessa a música toda, desde o baixo sempre destruidor de Flea até as pancadas fortes de Chad Smith. Enquanto John mantém o ritmo em alta, Anthony Kieds canta mais uma poesia altamente subjetiva. Numa das ótimas viradas, o cantor solta o verso "Lions and tigers come running just to steal you luuuuuu-uuuuuu-uuuuuck" ("Leões e tigres vem correndo só pra roubar sua sorte") com esse "luck" emendando uma vocalização emocionante. E ao fundo, a guitarrinha aguda permanece. Já na segunda metade, a guitarra emenda um solo tão nervoso quanto ela foi desde o começo. O solo é mais rápido e ainda mais agudo, com Frusciante provavelmente de olhos fechados criando um trecho atordoante (no bom sentido) e provando por quê já foi muitas vezes considerado um dos melhores guitarristas do mundo. Esse solo é daqueles que se você se entregar demais pode cair no chão no meio da rua fingindo tocar a guitarra, só para no final da música se dar conta dos olhos curiosos em volta. "Provavelmente é um louco", pensariam de você. Nietzche dizia: "Aqueles que foram vistos dançando foram julgados loucos por aqueles que não podiam ouvir a música". Infelizmente nem todos podem ouvir Especially in Michigan com a devida atenção. Aqui está sua chance. Não ligue se te tacharem de louco. De certa forma estariam certos... Não há como ouvir tão indescritível obra de arte e continuar sendo uma pessoa normal. Você realmente enlouquece por alguns minutos - talvez pro resto da vida. E não há nada melhor do que ser louco pela Música ;)

Nunca ouivu?

Você pode ser de qualquer cidade pra ouvir. Escute:

2 comentários:

Gustavo Reis de Ascencao disse...

Muito massa Pipow!
Abs do amigo de infancia!
Guga (irmao do Juca)

Andarilho disse...

Falaeeee Gugão!! Valeu pelo comentário e visita. Não só amigo de infancia, mas o primeiro amigo beatlemaníaco que eu tive, hahahahaa... Abração, brother!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...