Viaje neste blog

Publicidade

[LIVRO] Loucuras do Rock

27/01/2013

O universo do Rock reserva muitas risadas e amizades

Outro dia fui na livraria trocar um vale-presente. Sem saber ao certo o que escolher, corria os olhos pelas prateleiras em busca de algum livro desconhecido, porém atrativo. Foi assim que cheguei ao "Loucuras do Rock". Se o título e a capa - uma banda formada por caricaturas de astros do rock - já me ganharam, ao me deparar com o nome do autor, estava ali a garantia de que a leitura seria ótima. Paulão de Carvalho, vocalista dos Velhas Virgens foi quem teceu as curiosidades contidas no livro da Panda Books. Nada mais justo que essa viagem sair ao som da banda, uma canção do primeiro disco "Foi bom pra você?" de 1995. Segue a letra:




Blues A Perigo
(Carvalho)

Eu quero uma mulher
Aqui do meu lado
Já chega de dormir
Embriagado e sozinho

Eu quero uma mulher
E quero agora
Ou me mandam uma
Ou eu vou-me embora

Eu já bebi demais
E já caí demais
Agora eu quero alguém
Pra me segurar nos braços
Me manda por favor

Eu não posso ver
Nem perna de mesa
É tenda armada
Com toda a certeza

Eu não quero revistas
Nem filmes pornô
Tudo o que eu quero
É sentir o calor feminino

Eu já sonhei demais
E já esperei demais
Agora eu quero alguém
Pra matar a minha sede
De sexo e de amor

E já que eu estou à perigo
Não vou escolher
Basta ser mulher
Que eu vou receber
Mas se puder
Eu prefiro as morenas
Seios durinhos
Pernas roliças
Boca pequena

Eu vou perder as chaves do quarto
Eu vou quebrar as pernas da cama
Do jeito que as coisas estão
Eu vou transar uma semana
Noite e dia sem parar

Vamos à andança...

Uma das coisas que eu mais aprecio na discografia e na filosofia das Velhas Virgens é o bom humor. Sou grande apreciador de quem vê graça em tudo, dá risada dos próprios problemas e contagia os outros com piadas e histórias cômicas. Tento ser assim também, embora ainda tenha muito o que aprender com mestres como essa banda paulista. Eles são meu antídoto contra a tristeza e o mau humor. Quase todas as suas canções envolvem sexo, bebedeiras e amigos. Muitas contam histórias engraçadas, como a descrição de uma transa épica em Madrugada e Meia. Outras falam de situações inusitadas como descobrir que a sua namorada é lésbica ou se apaixonar pela própria sogra! Até mesmo em canções mais dramáticas, como Não Vale Nada por exemplo, um riso sempre acaba escapando para quem está atento à letra. É por isso que quando vi que Paulão de Carvalho era o autor de "Loucuras do Rock", comprei o livro imediatamente, certo de que algumas risadas acompanhariam a leitura. Dito e feito. Primeiro por quê o próprio tema do livro já é promissor. O livro é uma compilação de histórias loucas do universo do Rock N'Roll. E o pior (ou melhor), todas histórias são reais, pesquisadas e datadas por Paulão como quem fez um mestrado sobre as maiores lendas da música. Seu toque de Midas, o mesmo que torna as Velhas Virgens tão únicas no cenário da música, é o humor sarcástico e debochado com que ele conta cada história. De leitura fácil e divertida, "Loucuras do Rock" é aquele livro que você consegue ler em uma tarde e te inspira a ouvir as bandas das quais ele trata. Prepare-se para ir tomando nota de bandas e discos lendários citados. E até mesmo nossos já velhos conhecidos heróis do rock se tornam ainda mais próximos quando conhecemos algumas de suas histórias inusitadas, como por exemplo quando Alice Cooper descobriu que a senhora sentada ao seu lado num vôo estava morta ou quando o pessoal do Metallica largou Dave Mustaine bêbado num ônibus que cruzou o país. Como todo roqueiro adora estudar sobre suas bandas, esse livro é mais que recomendado.


Uma das partes mais interessantes do livro é quando Paulão cita as bandas que fizeram parcerias de algum modo. Tal trecho é ainda mais bem-vindo nas linhas do autor, pois sabemos que essa é outra das marcas registradas das Velhas Virgens. Seu primeiro disco, por exemplo, conta com Marcelo Nova em De Bar em Bar pela Noite, além de Eduardo Araújo na ótima Cerveja na Veia, sem falar no cover de Minha Vida é o Rock, com participação especial do autor da canção Osvaldo Vecchione, do Made in Brazil. Mais prazeroso do que a leitura desse livro é perceber a grande amizade que há por trás de grandes bandas que tem o amor em comum pela música. E para acompanhar a leitura, nada melhor do que escutar tais bandas. Velhas Virgens é sempre recomendado e uma de suas melhores canções é Blues a Perigo. Essa canção foi a que me fez me tornar fã da banda, há tantos anos atrás. Nela, um blues inspirado, Paulão não só canta de forma passional, como também conduz a gaita que permeia toda a canção em riffs potentes e viajantes. Só o solo de introdução na gaita já valeria a canção, mas ainda temos ao fundo as pancadas forte na bateria e a guitarra de Alexandre Cavalo Dias pra conduzir o balanço com maestria. Na letra, Paulão descreve um narrador "à perigo" como costumamos nos referir àqueles que estão há um bom tempo na solidão, sexualmente falando, se é que você me entende. Com sua voz potente ele declama os versos longos escancarando todo o desespero e a angústia desse personagem que precisa loucamente de uma mulher. Ele começa já divertido: "Eu quero uma mulher aqui do meu lado. Já chega de dormir embriagado e sozinho" e mais à frente, num dos trechos mais engraçados: "Eu não posso ver nem perna de mesa. É tenda armada com toda a certeza. Eu não quero revistas, nem filmes pornô. Tudo o que eu quero é sentir o calor feminino". Em viradas sensacionais na instrumentação ele encarna ainda mais da dor tragicômica, como quando diz: "Eu já sonhei demais, e já esperei demais". Vale lembrar que a gaita continua, incessantemente, nervosa ao fundo. No encerramento, tão épico quanto a música, ele revela seu sonho de sair da seca: "Do jeito que as coisas estão eu vou transar uma semana, noite e dia sem parar". Não há medo em se expor. Não há vergonha. É apenas Rock N'Roll por quem sabe e ama fazer. É por isso que a gente gosta ;)

Nunca ouviu?

Saia da seca. Escute:



Compre o livro na Livraria Cultura por R$22,90. Vale cada centavo ;)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...