Leia também!

Blues de Mercury

18/01/2013

Um carrão, um passeio e alguns acordes

Steve Miller é um cara que realmente curte pegar uma estrada. É um legítimo andarilho que se inspira pelas coisas cotidianas da vida nas viagens que faz a cada dia. E o melhor é que ele nos carrega junto pra cada andança, não importa o meio de locomoção. Por exemplo, ele já nos fez embarcar num avião com Jet Airliner e também já nos levou pra passear nas águas ferozes de Wide River. Nessa canção, do disco "Fly Like and Eagle" (1976) nós vamos pelo meio mais convencional - de carro. Segue a letra:




Mercury Blues
(Douglas/Geddins)

Had my money
I tell you what I'd do
I would go downtown
Buy a mercury or two
Cause I'm crazy bout a mercury
Cruise up and down this road
Up and down this road
I'm goin to buy me a mercury
And I'll cruise up and down this road
Up and down this road

You know that gal I love
I stole her from a friend
Fool got lucky stole her back again
Because she knowed he had a mercury
Cruise up and down this road
Up and down this road
Well, she knowed he had a mercury
And she cruise up and down this road

Hey now mama
Whered you stay last night
Your hairs all down
Your clothes dont fit you right
Had my money
I tell you what Id do
Go downtown and buy a mercury or two
Cause Im crazy bout a mercury
And Ill cruise up and down this road
Up and down this road

Im going to buy me a mercury
And Ill cruise up and down this road
Up and down this road

Im going to buy me a mercury
Going to buy me a mercury
Going to buy me a mercury
Cruise, cruise up and down this road
Up and down this road

Im going to buy me a mercury
Buy me a mercury
Going to buy me a mercury
Cruise, cruise up and down this road
Up and down this road

Vamos à andança...

Mercury Blues é uma canção clássica, lançara originalmente por Alan Jackson e posteriormente regravada por diversos artistas, dentre eles o nosso querido Steve Miller. É dele, porém, a versão mais envolvente e hipnótica. Diferente da obra original - bastante dançante na voz do astro country - Miller fez jus ao título e transformou a obra num blues sensacional. Pra isso ele criou um riff bastante elástico numa distorção elétrica ondulante que serve de base pra canção inteira. Se a guitarra comanda a instrumentação com maestria, a poesia cantada por Miller dá a cereja ao bolo da canção, cantando os versos num ritmo suave, porém preciso. Ele alterna frases compridas e curtas como quem costura uma canção com a voz, o que resulta num belo estandarte musical brilhante. A letra usa um carro modelo Ford Mercury como símbolo de poder pro narrador. Ele começa, malandro: "Peguei meu dinheiro. Vou te dizer o que vou fazer. Vou até o centro e comprar um Mercury ou dois. E vou andar pra cima e pra baixo nessa estrada". Esse final recebe uma alongada na voz de Miller que só serve pra fazer o carro ir ainda mais depressa nessa estrada sonora. Mais a frente ele conta um trecho engraçado: "Sabe a moça que eu gosto? Eu roubei ela de um amigo. O bobo teve sorte e roubou ela de novo, pois ela sabe que ele tem um Mercury rodando pra cima e pra baixo nessa estrada". Com estrofes assim, delicadas porém com um quê de malícia, ele segue no Blues do Ford Mercury, desejando, sonhando e tocando. Um trecho bacana é quando a canção vira e ele diz repetidas vezes, acompanhado dos backing vocals: "I'm going to buy me a mercureeeeeeey" só pra depois nos jogar de volta na estrada, pra cima e pra baixo. Diferente de uma canção dos Cars, por exemplo, que apostam na velocidade e na potência dos motores pra acelerar suas canções, Mercury Blues é mais um daqueles passeios tranquilos, por estradas do interior, ladeadas por paisagens verdes, cavalos e bois vivendo suas vidas e um céu bem azul com nuvens tão brancas. Com calma, com classe. Sem pressa, no ritmo do blues, ele nos leva aonde quiser ;)

Nunca ouviu?

Entre no Mercury agora. Escute:

2 comentários:

nanasparks disse...

PARA TUDO! Meus olhos não acreditam no que acabaram de ler! É isso mesmo, produção? Alguém mais, além de mim, conhece "Mercury Blues" do Steve Miller??? AI QUE EMOÇÃO! **chorando**

Agora falando sério: Curti muito o seu post (ainda mais porque essa música é uma das minhas favoritas do "Fly like an Eagle")! Infelizmente não faz taaanto tempo assim que conheci o 'Caubói do espaço' (haha), mas sabe aquela sensação que você tem quando "descobre" uma banda e ela vira o seu universo de cabeça pra baixo? Um tempo atrás, durante um momento ocioso na frente do PC enquanto ouvia 'Abracadabra' (outra música que amo de paixão e que também li sobre em outro post seu **risos**), decidi ouvir o disco homônimo despretensiosamente, sem muitas expectativas! A primeira faixa ("Keeps me wondering why") me cativou instantaneamente (e tem um dos melhores refrães que eu já ouvi, melodicamente falando), tal como o restante do álbum! Fiquei tão encantada com esse disco que separei um dia pra ouvir a discografia inteira da banda! Pulei de um álbum pra outro, de uma música pra outra e, no fim, um misto de sensações me invadiu! Não sabia se permanecia inacreditavelmente surpresa pela beleza dos discos ou indignada por não ter ouvido falar da banda antes, foi algo como “Onde eu estive esse tempo todo em que eu não ouvi isso???” (haha) Aliás, acho um mistério a banda não ser conhecida aqui no Brasil (Deve ser por isso que eu vibrei e me animei a comentar um ‘textão’ quando vi seus posts sobre as músicas)!

Enfim, seu blog é um espetáculo! Não tenho o dom pra escrever porque as músicas que eu curto são tão especiais para mim, só sinto que são! E você faz um ótimo trabalho transmitindo essas sensações em palavras! E não se espante se surgir mais comentários meus em outros posts antigos, já estou te seguindo hehe! :P :P :P

PS: Pô, cara... Você também é fã de RHCP e Whitesnake? Aí é pra casar, hein? HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA...

Felipe Perazza disse...

Aeeeeeeeeeee! Eu sabia que não era o único a pirar nessa música. Mas as vezes sinto que sou o único fã de Steve Miller Band no Brasil. Pessoal conhece Fly Like and Eagle e Abracadabra, mas o cara tem muitos CDs animais... Vale a pena ouvir todos. Parabén pelo bom gosto. Steve Miller, Red Hot e Whitesnake são bandas do coração, mas lendo aí vc vai perceber que sou fanático pelos Beatles, Deep Purple e muitos outros. Aliás acabei de postar hoje sobre outra do Miller: SERENADE. Dá uma lida:

http://www.musicasdeandarilho.com/2015/08/steve-miller-band-serenade-serenata-sonho.html

Beijos e obrigado pela visita! Volte sempre com seus comentários de apreciadora da boa música ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...