Sobre o Autor

Minha foto

Sou um homem em constante dualidade. Metade de mim queria ser um astro do Rock. A outra metade um monge budista. O resultado disso foi um blog que mistura John Lennon e Jesus Cristo e um livro chamado Heróis e Anônimos.

[SHOW] O Alquimista chegou!

24/06/2012

Show do Jorge Ben em São Paulo, dia 23/06/12

Finalmente chegou a oportunidade de conferir o show de um dos maiores nomes da música mundial, o brasileiro-carioca-malandro-apaixonado Jorge Ben. Fiquei feliz ao notar que no repertório estavam misturadas canções da última década juntamente com clássicos setentistas do Mestre Ben. Essa por exemplo, faz parte do disco "Tábua de Esmeralda" de 1974. Segue a letra:





Os Alquimistas estão chegando
(Ben)

ôôôôôôôôôôô
ôôôôôôôôôôô
ôôôôôôôôôôô

Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas

ôôôôôôôôôôô
ôôôôôôôôôôô

êêê
êêê

Eles são discretos e silenciosos
Moram bem longe dos homens
Escolhem com carinho a hora
e o tempo do seu precioso trabalho
São pacientes, assíduos e perseverantes

Executam, segundo as regras herméticas
Desde da trituração, a fixação,
a destilação e a coagulação

Trazem consigo cadinhos
Vasos de vidro, potes de louça
Todos bem iluminados

Evitam qualquer relação com pessoas
de temperamento sórdido
de temperamento sórdido

êêê
êêê
êêê
êêê

Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas
Os alquimistas estão chegando
Estão chegando os alquimistas

ôôôôôôôôôôô
ôôôôôôôôôôô
ôôôôôôôôôôô...

Vamos à andança...

Minha família é italiana. Isso quer dizer: grande, espaçosa, alegre, festeira. Cada reunião agrega mais de 50 pessoas e é preciso música boa para dar conta de tanta energia. É por isso que Jorge Ben muitas vezes imperou nessas reuniões. Ontem, no Credicard Hall me senti em casa. Foi a mesma energia, porém multiplicada pela presença de palco carismática e poderosa de Jorge Ben, que transformou a casa de shows numa gigante festa sem convites para tristeza ou mau humor. Jorge mesclou com sabedoria o repertório com canções de sua fase "Ben Jor" com o clássico samba rock com o qual iniciou sua carreira. A Menina Mulher da Pele Preta, por exemplo, não deixou ninguém em silêncio. A abertura com a benção de Jorge da Capadócia também foi épica, num ritmo mais bluseiro e um solo de guitarra excelente do Mestre. Ao mesmo tempo o público pulou frenéticamente com Spyro-Gyro, Taj Mahal, Fio Maravilha dentre tantas outras canções dançantes. Santa Clara claerou a noite de São Paulo com a presença do Alquimista Jorge Ben e sua banda de mágicos. Como ele mesmo predizeu: "A banda do Zé Pretinho chegou... Para animar a festa". Não foi um show. Foi de fato uma festa. Os Alquimistas chegaram e Jorge Ben transformou alquímicamente qualquer sentimento em alegria, sorrisos e bons pensamentos. Essa canção de 1974 faz pensar sobre a genialidade de Jorge. Um dos seus principais quesitos místicos é a poesia. Com graça, malandragem e inteligência, Ben sempre teceu letras sensacionais sobre sensualidade, amor, fé e pequenos detalhes da vida. Os Alquimistas Estão Chegando é do tipo que conta uma história, sem começo nem fim, mas com um meio exepcional sobre a chegada dos alquimistas e uma descrição incrível sobre tais figuras que culminam na frase lendária: "Evitam contato com pessoas de temperamento sórdido, de temperamento sórdido!" Acompanhando a voz de Ben, temos as backing vocals inspiradoras, bem como um violão rápido comandando uma instrumentação impecável. A magia da letra está em acabar aí, deixando espaço para viajarmos sobre quem são tais personagens e quais seus objetivos. Mas depois de ver o show de ontem, percebi quem era o Verdadeiro Alquimista e sua matéria de trabalho, posso garantir, é a felicidade ;)

Nunca ouviu?

Conheça o alquimista. Escute:

2 comentários:

Culpada! disse...

putz ..ainda não consegui ver um show do Jorge..deve ser muito bom mesmo...=)

Andarilho disse...

Nossa menina vc ia pirar, tenho certeza! Bom demais! Obrigado pela visita ;) Beijão!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...