Viaje neste blog

Publicidade

Rock de Verdade

17/03/2012

E a verdade nua e crua sobre o Rock

Desde que ouvi pela primeira vez o último disco do Made in Brazil, fui fisgado pela sua faixa título. A canção Rock de Verdade, que abre o álbum com maestria, capta o sentimento de desapontamento com o panorama do Rock e da música atual, sobretudo no Brasil. Mas como toda boa canção do grupo, também gera boas risadas e viagens sonoras sensacionais. O disco é de 2008. Segue a letra:




Rock de Verdade
(Vecchione)

Estou cansado de tanto ouvir porcaria
É de manhã, a tarde, a noite, todo dia
Eu ligo o radio e fico desanimado
Com tanto axé, forró, funk, breganejo

É só porcaria
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!

Não vou ligar minha TV
Não há nada legal para se ver
E quando eu penso que nao vai piorar
As gravadoras dão um jeito e faz o lixo aumentar
Aumentar... Aumentar!

É so porcaria
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!

Pra salvar o dia
Só tem uma solução
Eu vou ligar o som
Pra ouvir um rockão
As minhas verdades
Estão nos LPS
É tudo de bom
Pra se ouvir outra vez
Outra vez...outra vez

Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!
Eu quero Rock
Rock de verdade
Rock de verdade eu quero!

Vamos à andança...

As vantagens das letras de bandas nacionais é que podemos ler a poesia sem precisar pensar ou pesquisar muito. A verdade do Made in Brazil está aí para quem quiser ver. Com um balanço poderoso - uma levada ao mesmo tempo empolgante e viajante graças à uma harmonia sensacional - a obra abre multiplicando as energias do ouvinte. O riff vem direto dos anos 70, a Era de Ouro do Hard Rock, para os dias atuais como quem andou ao lado dos Gigantes e Lendas do rock. E eles andaram mesmo. O saudosismo é justificado. Na letra, Oswaldo Vecchione descorre sobre o quão pode se tornar desapontador tentar ouvir um bom som hoje em dia. Ele começa, debochado: "Estou cansado de tanto ouvir porcaria. É de manhã, a tarde, a noite, todo dia... Eu ligo o radio e fico desanimado com tanto axé, forró, funk, breganejo". Nisso, a banda cria uma virada potente que traz o refrão e um backing vocal feminino inspirado: "É só porcaria! Eu quero rock, rock de verdade! Rock de verdade eu quero". A mensagem é simples e direta. Sem rodeios, o Made in Brazil externa a frustração de qualquer amante de rock que vive nos dias de hoje. "É só porcaria" devia ser o slogan da maioria das rádios brasileiras. Salvo a nossa digníssima e única Kiss FM (que as vezes, como qualquer ser humano, também comete seus delizes), além da Web Rádio Black Fire, é claro, pouco se salva em termos de serviço pró-rock and roll. Nas TVs, a decepção é a mesma. Vecchione continua: "Quando eu penso que não vai piorar, as gravadoras dão um jeito e fazem o lixo aumentar!", emendando o já grudado-na-mente "É só porcaria!". Fato é que, hoje em dia, infelizmente, o dinheiro fala muito mais alto do que qualquer vestígio de amor a arte. Qualquer bom roqueiro conhece uma dezena de bandas que prezam pelo bom som, mas que, tristemente, vagam no anonimato numa busca esperançosa por uma única oportunidade. Enquanto ela não chega (e pode ser que não chegue nunca), essas bandas suam a camisa pelo amor à música. Como diriam os Velhas Virgens, mais uma banda vítima dos tempos modernos: "Eu já to quase passando o chapéu, pra ter ao menos o da condução". Ironicamente, com um protesto tão legítimo, o Made in Brazil cria uma dos melhores músicas nacionais dos últimos anos, além de uma das mais engraçadas, é claro. É característica de grandes músicos criar canções excepcionais de sentimentos negativos. E é característica de mestres rir dos próprios problemas. Afinal, a solução está na letra também: "As minhas verdades estão nos LPs. É tudo de bom pra se ouvir outra vez". Isso sim é Rock de Verdade ;)

Nunca ouviu?

Essa você não vai ouvir em nenhuma rádio. Escute:

3 comentários:

Oswaldo Rock Vecchione disse...

Obrigado Felipe Perazza - "Andarilho" pelo texto e pela critica , nesse ano em que a minha banda o MADE IN BRAZIL (Rock e Blues) comemora 45 anos de estrada , de carreira e de "Amor ao Rock" é muito bom ler coisas como o que vc escreveu , Obrigado mesmo! Td de bom pra vc SEMPRE!! Rock ´n´Roll bem ALTO pra todo mundo ... Grande Abraço ...

Andarilho disse...

Mestre Oswaldo. Não é preciso nem dizer que fico imensamente honrado com seu comentário.
Como vocês mesmos disseram: "Minhas verdades estão nos LPs". E é só LP do Made mesmo pra dar salvar o dia. Eu que agradeço pelas músicas inspiradoras que me fazer ter dias muito melhores. Obrigado mais uma vez pelo comentário. Abraços, Andarilho.

Fof@o Jones disse...

pois é Deus salva e o rock alivia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...