Viaje neste blog

Publicidade

Ela disse que disse

28/02/2012

O que seria do Rock sem uma boa briga?

Uma das músicas dos Beatles que mais me chamou a atenção desde a primeira vez que a ouvi foi She Said She Said, do disco "Revolver" de 1966. Logo que tentei entender a letra, achei sensacional a ideia de uma discussão do tipo "Eu disse isso, daí ela disse aquilo..." em meio à uma ótima e empolgante levada. Brigas nunca são legais, ainda mais entre casal. Então vamos pegar um desses tristes incidentes e aproveitar os frutos: uma canção no mínimo estupenda. Segue a letra:




She Said She Said
(Lennon/McCartney)

She said I know what it's like to be dead
I know what it is to be sad
And she's making me feel like I've never been born

I said who put all the things in your head
Things that make me feel that I'm mad
And you're making me feel like I've never been born

She said you don't understand what I said
I said no, no, no you're wrong
When I was a boy, everything was right
Everything was right

I said even though you know what you know
I know that I'm ready to leave
'Cause you're making me feel like I've never been born

She said you don't understand what I said
I said no, no, no you're wrong
When I was a boy, everything was right
Everything was right

She said
I know what it's like to be dead
I know what it is to be sad
I know that it's like to be dead

Vamos à andança...

"A música é muito mais do que o som que você ouve"
(Dr. Ivan)

Sim, a música é muito mais que o som em si. Se você tem um disco ou uma coleção de músicas especiais - daquelas que você já ouviu mais de um milhão de vezes até onde conseguiu contar - provavelmente as melodias se misturaram ao ambiente por onde você passou. Se tornaram parte das pessoas com que você esteve. Se mesclaram com o momento da sua vida. Esse é o caso do disco "Revolver", lançado em 1966 mas que chegou às minhas mãos 40 anos depois, ano em que eu estava na faculdade. Ironicamente, associada à coisas tão boas, está uma canção originada em uma ocasião não muito agradável. She Said She Said é interessante a começar pelo título: "Ela disse que disse". Isso faz com que nos perguntemos o quê, afinal ela disse? E quem é ela que disse? "Ela" talvez se refira à algum interesse amoroso de John Lennon. Mas não é uma canção de amor, afinal, logo descobrimos o quê ela disse. E não é algo muito legal de ouvir. A canção trata-se de uma discussão feia entre o casal. Acompanhando o fervor da briga, uma instrumentação primorosa é construída. Destaque primordial para a guitarra de George Harrison, criando mais um riff simples, porém perfeito. Ele abre a canção com potência, enquanto John Lennon não pensa duas vezes antes de gritar: "She saaaaaaaaid!". Ele começa "Ela disse 'eu sei o que é estar morta, eu sei o que é estar triste'. E ela está me fazendo me sentir como se eu nunca tivesse nascido". Mas uma boa discussão envolve duas partes, certo? Logo o narrador retruca: "Eu disse: 'quem pôs essas coisas na sua cabeça? Coisas que me fazem me sentir como um louco. E você está me fazendo me sentir como se eu nunca tivesse nascido". Esse último e pesado verso é sensacional, e a guitarrinha esperta de George o acompanha em cordas agudas. Quem merece forte menção aqui também é Ringo Starr com uma bateria rápida e precisa nas viradas, sobretudo quando o grupo entra no refrão, que diz num ritmo excelente: "Ela disse: 'você não entende o que eu digo'. Eu disse: 'não não não, você está errada'" então John desabafa num grito: "Quando eu era um garoto, tudo parecia estar certo". Pois é... Bem vindo ao mundo dos adultos, John. Aqui brigas e discussões como essa são normais, infelizmente. Ao menos ele pegou a péssima experiência de discutir com alguém que se ama e criou uma bela canção. Afinal, o Rock And Roll é sentimento, mas ninguém disse que eram só sentimentos bons ;)

Nunca ouviu?

Ela disse que eu disse pra você ouvir. Escute:

2 comentários:

Marcel Olliveira disse...

Fala Fe, estou lendo seus posts, to achando bem bacana! Precisa colocar alguma coisa da minha banda aqui hein!! héhé

Andarilho disse...

E ai Marcel!! Certeza! Assim que vc liberar o single, vai vim os Sem Camisas pra cá, hahahaha... Abraço, valeu pelo comentário.
MUNDO MARGINAL!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...