Sobre o Autor

Minha foto

Sou um homem em constante dualidade. Metade de mim queria ser um astro do Rock. A outra metade um monge budista. O resultado disso foi um blog que mistura John Lennon e Jesus Cristo e um livro chamado Heróis e Anônimos.

Escute a música

18/10/2011

Há coisa melhor para fazer?

Essa é mais uma das bandas que conheci por influência do meu pai. Os Doobie Brothers sempre me causaram enormes viagens desde a minha adolescência, entretanto simplesmente me esqueci deles nos últimos anos! Esse é o motivo deles não terem dado as caras no blog ainda. Porém, mais uma vez, a Kiss FM me fez lembrar de uma banda tão boa e me ajudou a corrigir essa gafe. Essa canção é a mais famosa da banda e, certamente, uma das mais viajantes. É do segundo disco deles, "Toulouse Street", de 1972. Segue a letra:




Listen To The Music
(Johnston)

Don't you feel it growin', day by day
People gettin' ready for the news
Some are happy, some are sad
Oh, we got to let the music play

What the people need
Is a way to make 'em smile
It ain't so hard to do if you know how
Gotta get a message
Get it on through
Oh, now mama's go'n' to after 'while

Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time

Well I know, you know better
Everything I say
Meet me in the country for a day
We'll be happy
And we'll dance
Oh, we're gonna dance our blues away

And if I'm feelin' good to you
And you're feelin' good to me
There ain't nothin' we can't do or say
Feelin' good, feeling fine
Oh, baby, let the music play

Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time

Like a lazy flowing river
Surrounding castles in the sky
And the crowd is growing bigger
List'nin' for the happy sounds
And I got to let them fly

Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
Oh, oh, listen to the music
All the time

Vamos à andança...

Quando comecei a ouvir com atenção os Doobie Brothers a primeira coisa que pensei foi: "Legal. Parecem o Creedence!" Isso foi um enorme elogio, é claro, visto meu apreço pela banda dos irmãos Fogerty. As influência do Country, a tendência ao experimentalismo e até mesmo a voz de Tom Johnston, de fato, lembram bastante o Creedence, mas os Doobie Brothers conseguem também se destacar por uma identidade mais suave - um tipo de música pra ouvir e relaxar. Esse é o tema também de Listen to The Music, obra máxima da banda que abre a viagem com acordes de violão rapidamente dedilhados de forma limpa e tranquila. Se fosse só pelo violão já valeria a pena ouvir, mas a letra e o balanço são igualmente profundos. Por exemplo, quando Tom canta: "O que as pessoas precisam é de um jeito de faze-las sorrir. E não é difícil se você sabe como. Você tem de passar uma mensagem, atravessar com ela". Nisso uma leve virada chama as vozes que cantam em coro o refrão simples: "Oh oh, escute a música... Oh oh, escute a música. O tempo todo". Esse refrão é inspirador, daquele que tem potencial pra unir multidões, mesmo sem querer. O "All the time" que fecha o refrão serve pra libertar sua mente. Quando o coro o diz, você já está viajando na música, sorrindo e sem pretensões de retornar. Na última estrofe há uma caída que desacelera a obra incrivelmente, mas que logo ganha o ritmo inicial até o final, com a guitarra de Patrick Simmons chorando incansável, livre de qualquer impedimento. Afinal, como eles ensinam, a música é o antídoto para qualquer mal. Eles não estão mentindo. Basta ouvir e se entregar. "Encontre-me na cidade para passarmos o dia. Estaremos felizes e dançaremos. Oh, dançaremos até a tristeza se dissipar". Não há segredo. É como uma bela e simples música, porém ainda assim inigualável. Essa é a lição dos irmãos Doobie. Então, se quiser alegria hoje, se quiser se libertar dos problemas e aflições, se quiser encontrar paz na mente, escute a música. O tempo todo ;)

Nunca ouviu?

A música está aqui. Escute:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...