Viaje neste blog

[LADO AB] Jaula Enferrujada

05/05/2010

De um lado a maior lenda do Country, e uma das maiores lendas da música, o mestre Johnny Cash. Do outro uma banda barulhenta de Seattle, Soundgarden, formada quando o senhor Cash já estava pra lá dos seus cinquanta anos de idade, mais da metade deles na estrada com o violão. O que une esses dois perfis musicais tão diferentes? A ousadia. Sim, saiba o motivo nessa segunda edição do Lado AB. Segue a letra:





Rusty Cage
(Cornell)

You wired me awake
and hit me with a hand of broken nails
you tied my lead and pulled my chain
to watch my blood begin to boil

But i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage

Yeah, i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage
and run

Too cold to start a fire
i'm burning diesel burning dinosaur bones
i'll take the river down to still water
and ride a pack of dogs

But i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage

Yeah, i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage
and run

Hits like a phillips head into my brain
it's gonna be too dark to sleep again
cutting my teeth on bars and rusty chains
i'm gonna break my rusty cage and run

When the forest burns along the road
like God's eyes in my headlights
when the dogs are looking for their bones
and it's raining ice picks on your steel shore

But i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage

Yeah, i'm gonna break
i'm gonna break my
i'm gonna break my rusty cage
and run

Vamos à andança...

Quando eu ouço essa música cantada por Chris Cornell minha mente se agita. Sinto parte da revolta na voz arregaçadora do cantor grunge, dizendo seus repetidos e sensacionais gritos: "Eu vou quebrar! Eu vou quebrar! Eu vou quebrar minha jaula enferrujada e correr!". A vontade é correr mesmo pela cidade como um personagem de video-game à lá GTA. Já que é o caso, que seja então o GTA: San Andreass, pois essa excelente canção faz parte da trilha sonora do jogo, presente na Radio X. Esse jogo tem o enredo fixado no início dos anos 90, época em que Soundgarden, de fato, dominava as rádios com suas canções pesadíssimas, revigorantes e acima de tudo ousadas. Mais ousado do que o Soundgarden, só alguém no patamar das lendas. Johnny Cash, o Homem de Preto, decidiu fazer um cover de Rusty Cage. Sim, o mestre, famoso desde os anos 50 por seus arranjos simples e eficientes, decidiu ousar - mais uma vez. Seguindo sua política de covers de músicas atuais sensacionais, Cash gravou sua própria versão, em 1996, dessa excelente canção do Soundgarden, originalmente lançada quatro anos antes. Claro que o estilo único e o tom country de Cash manteve-se presente, trocando a guitarra afiada e rápida de Kim Thayil pelo seu violão, pesado e perfeitamente dedilhado. O vocal rasgado, característico do compositor Chris Cornell deu lugar à voz profunda e poderosa de Cash. O detalhe mais bacana fica pra parte em que a canção pára e, na versão original, aparece um riff de guitarra pesado que vai acelerando junto com a bateria movida à pancadas nervosas ao fundo. Na versão de Cash, o arranjo continuou similar, porém com a carga concentrada quase que exclusivamente no baixo em progressão. Maravilhoso de ouvir. Os cantores dizem: "Quando a floresta queimar pela estrada, como os olhos de Deus nos meus faróis. Quando os cachorros procurarem pelos seus ossos e quando chover pedaços de gelo na sua terra de aço... Eu vou quebrar minha jaula enferrujada, e correr". Na voz de Cornell há um ódio vibrante, sobretudo nos já citados: "I'm gona break my-y-yyyy...". Cash mantem a classe, e diz tudo com aquele ar de matador implacável, mas que não perde a compostura. Que não sua e nem apaga o cigarro pra acabar com os mais poderosos adversários. Sem dúvida duas canções completamente diferentes, não fosse a letra. Tenho que admitir que demorei pra perceber que eram a mesma música, enquanto ouvia uma coletânea de Johnny Cash. Trabalhos de nível altíssimo graças ao talento enorme e a ousadia de seus representantes ;)

Nunca ouviu?

Quebre a sua jaula enferrujada e venha correndo. Escute:

[LADO A] A original do Soundgarden, de 1992:

[LADO B] A cover de Johnny Cash, de 1996:

2 comentários:

Daniel Jun disse...

alooooooooha player

caralho mano, soh vc p repara q essas duas musicas possuem a msm letra, sensacional mano, e como o artista consegue coloca a identidade propria em uma msm letra d musica, realmente tem q ser foda msm, da lhe johnny, nao eh a toa q o critico felipaines me chama d johnny hahaha, cara teu blog continua mto foda, tah d parabens abrassssssss

Danusa disse...

Os recentes posts estão muito bons..mais q o normal. Deixar o amor um pouquinho de lado as vezes faz bem. rsrs. Parabéns.
Beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...